O próximo presidente e CEO da Sony Computer Entertainment Europe fala em exclusivo à eu.playstation.com.
Jim Ryan, o homem que em breve estará ao leme da Sony Computer Entertainment Europe, desempenhou um papel crítico no sucesso da PlayStation nos seus 17 anos ao serviço da empresa. Das suas funções de director de finanças internacionais quando se juntou à empresa até à sua actual função de CEO, Jim ajudou a PlayStation a transformar-se num negócio multimilionário com a reputação de alargar os limites do entretenimento. As coisas mudaram radicalmente desde que Jim chegou à empresa.
"Lembro-me de quando montámos o escritório na Alemanha e de ir a uma loja de mobiliário comprar secretárias e cadeiras", conta-nos Jim. "Acabámos por pagar uma taxa adicional para que as montassem, mas isso já foi mesmo esticar a corda."
É uma altura simpática para recordar. Um novo dispositivo portátil – a PlayStation Vita – está a ser preparado para o lançamento, um incrível alinhamento de títulos para a PlayStation 3 já espreita à distância e há a apresentação de Jim na gamescom 2011. Alguma vez lhe passou pela cabeça em 1994 de que algum dia viria a liderar uma força tão grande na indústria dos jogos? "Fui abordado para falar com a Sony acerca de um projecto de jogo de vídeo secreto em 1994. Ninguém sabia no que se poderia transformar – tomei a decisão de me juntar ao projecto basicamente como um acto de fé. E não voltei a olhar para trás."
Salto para o desconhecido
Nessa altura, o que se viria a transformar na PS one era uma pequena caixa cinzenta com o nome de código PSX. Jim e a sua equipa planeavam como publicar software com êxito enquanto a tecnologia que iria permitir a reprodução dos títulos estava a ser desenvolvida. Um ano mais tarde, Jim apercebeu-se de que o seu trabalho árduo começava a dar frutos rapidamente. "Foi no início de 1995 quando soubemos que iríamos ser a organização responsável pela PlayStation", relembra Jim. Na primeira parte do ano, quando o Japão lançou a PS one, tornou-se evidente que estávamos perante algo realmente extraordinário."
Desde então, uma vasta colecção de jogos icónicos cimentou o estatuto da PlayStation. Quais se destacam para Jim? "A PS one teve o Crash Bandicoot, WipEout e Tomb Raider, a PlayStation 2 teve o Grand Theft Auto e o Gran Turismo da nossa própria produção. Desta feita, para a PS3, temos de dizer que os grandes nomes são os jogos Call of Duty e, obviamente, a série Uncharted. Cada geração traz os seus próprios ícones e isso é fantástico. É um dos melhores aspectos desta indústria."
Comparando a Lara Croft com Nathan Drake, para finalizar em grande o tempo que Jim dedicou à SCEE até agora, o progresso na indústria dos jogos é extraordinariamente claro. "Tudo aumentou por um factor de quatro ou cinco", diz-nos Jim. "Quer se trate do número de pessoas necessárias para fazer um jogo, o tamanho da equipa necessária para aumentar o poder de processamento do hardware que vendemos ou o número de unidades que vendemos – hardware, software, periféricos – tudo está simplesmente muito maior. Muito, muito maior."
O poder das pessoas
E o segredo desse crescimento? "Sem querer parecer arrogante, é simplesmente a organização da SCEE e a qualidade, a paixão e a energia das nossas pessoas. Estou na posição privilegiada de poder conduzir os destinos desta empresa e isso enche-me de adrenalina.
"Estou a preparar-me para o meu primeiro lançamento de plataforma - a PlayStation Vita - que é um produto extraordinariamente empolgante e estou muito ansioso. Existem muitos desafios dada a natureza verdadeiramente digital de tantos produtos e das oportunidades que tentamos agarrar, o que se torna divertido e mantém a motivação."
Não há nada como o futuro imediato da PlayStation para dar aquele toque de novidade e isso é algo que Jim quer elaborar na gamescom 2011. "Há muito para falar. O principal palco para nós será a PS Vita e é minha função, quer seja na conferência de imprensa ou nas entrevistas que darei no decorrer da semana, ser uma verdadeiro evangelizador da PS Vita. É um produto excelente, por isso, a minha tarefa é fácil!"
Certamente mais fácil que montar mesas e cadeiras. Mantém-te a par de todas as notícias acerca da PS Vita, Uncharted 3 e muito mais quando Jim apresentar a conferência da SCEE na gamescom 2011, visitando eu.playstation.com/gamescom. Também podes ver a transmissão de vídeo ao vivo no PlayStation.Blog emblog.eu.playstation.com e em facebook.com/sonyplaystation.
"Lembro-me de quando montámos o escritório na Alemanha e de ir a uma loja de mobiliário comprar secretárias e cadeiras", conta-nos Jim. "Acabámos por pagar uma taxa adicional para que as montassem, mas isso já foi mesmo esticar a corda."
É uma altura simpática para recordar. Um novo dispositivo portátil – a PlayStation Vita – está a ser preparado para o lançamento, um incrível alinhamento de títulos para a PlayStation 3 já espreita à distância e há a apresentação de Jim na gamescom 2011. Alguma vez lhe passou pela cabeça em 1994 de que algum dia viria a liderar uma força tão grande na indústria dos jogos? "Fui abordado para falar com a Sony acerca de um projecto de jogo de vídeo secreto em 1994. Ninguém sabia no que se poderia transformar – tomei a decisão de me juntar ao projecto basicamente como um acto de fé. E não voltei a olhar para trás."
Salto para o desconhecido
Nessa altura, o que se viria a transformar na PS one era uma pequena caixa cinzenta com o nome de código PSX. Jim e a sua equipa planeavam como publicar software com êxito enquanto a tecnologia que iria permitir a reprodução dos títulos estava a ser desenvolvida. Um ano mais tarde, Jim apercebeu-se de que o seu trabalho árduo começava a dar frutos rapidamente. "Foi no início de 1995 quando soubemos que iríamos ser a organização responsável pela PlayStation", relembra Jim. Na primeira parte do ano, quando o Japão lançou a PS one, tornou-se evidente que estávamos perante algo realmente extraordinário."
Desde então, uma vasta colecção de jogos icónicos cimentou o estatuto da PlayStation. Quais se destacam para Jim? "A PS one teve o Crash Bandicoot, WipEout e Tomb Raider, a PlayStation 2 teve o Grand Theft Auto e o Gran Turismo da nossa própria produção. Desta feita, para a PS3, temos de dizer que os grandes nomes são os jogos Call of Duty e, obviamente, a série Uncharted. Cada geração traz os seus próprios ícones e isso é fantástico. É um dos melhores aspectos desta indústria."
Comparando a Lara Croft com Nathan Drake, para finalizar em grande o tempo que Jim dedicou à SCEE até agora, o progresso na indústria dos jogos é extraordinariamente claro. "Tudo aumentou por um factor de quatro ou cinco", diz-nos Jim. "Quer se trate do número de pessoas necessárias para fazer um jogo, o tamanho da equipa necessária para aumentar o poder de processamento do hardware que vendemos ou o número de unidades que vendemos – hardware, software, periféricos – tudo está simplesmente muito maior. Muito, muito maior."
O poder das pessoas
E o segredo desse crescimento? "Sem querer parecer arrogante, é simplesmente a organização da SCEE e a qualidade, a paixão e a energia das nossas pessoas. Estou na posição privilegiada de poder conduzir os destinos desta empresa e isso enche-me de adrenalina.
"Estou a preparar-me para o meu primeiro lançamento de plataforma - a PlayStation Vita - que é um produto extraordinariamente empolgante e estou muito ansioso. Existem muitos desafios dada a natureza verdadeiramente digital de tantos produtos e das oportunidades que tentamos agarrar, o que se torna divertido e mantém a motivação."
Não há nada como o futuro imediato da PlayStation para dar aquele toque de novidade e isso é algo que Jim quer elaborar na gamescom 2011. "Há muito para falar. O principal palco para nós será a PS Vita e é minha função, quer seja na conferência de imprensa ou nas entrevistas que darei no decorrer da semana, ser uma verdadeiro evangelizador da PS Vita. É um produto excelente, por isso, a minha tarefa é fácil!"
Certamente mais fácil que montar mesas e cadeiras. Mantém-te a par de todas as notícias acerca da PS Vita, Uncharted 3 e muito mais quando Jim apresentar a conferência da SCEE na gamescom 2011, visitando eu.playstation.com/gamescom. Também podes ver a transmissão de vídeo ao vivo no PlayStation.Blog emblog.eu.playstation.com e em facebook.com/sonyplaystation.
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